Seguidores

domingo, 20 de janeiro de 2019

LÁ NO PRINCÍPIO... Crimes Bárbaros

Tudo começou com uma série de CRIMES BÁRBAROS! Falo da minha aventura arriscada de colocar no editor de textos, imprimir, enviar para as editoras e vender para vocês minhas histórias de suspense, profissionalmente. Digo arriscada, mas bem que poderia chamar de “arrogante”, porque nunca me coloquei à prova em formatos menores ou mais simples, procurando crescer dessa forma, antes de publicar um romance de 200 páginas.

Claro que senti insegurança durante o processo de escrita do primeiro livro, tanto que demorei uns 4 anos relendo, reescrevendo, cortando, acrescentando... de um modo que quase me fez desistir. Até que uma amiga, Teca Franco, uma vez me disse numa das minhas passagens pelo Rio de Janeiro, para rever os amigos: “Chega um dia em que é preciso soltar o livro, deixar ele voar.”


E foi o que fiz. Registrei na Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro o meu primeiro texto e mandei para uma editora que publicava no sistema de parceria de custos com os autores. Então foi lançado Crimes Bárbaros, meu primeiro suspense policial.

Obviamente morri de vergonha um ano depois, ao reler o trabalho publicado. Encontrando mais erros de estilo que... poderiam ter sido sanados... Mas, de qualquer modo, agradeço muitíssimo à minha amiga Teca pelo empurrão. Não fosse ela, talvez nunca teria me lançado nesse meio.



Hoje, mudando de editora, consegui levar meu primeiro livro junto comigo. Com isso, realizei meu sonho de “consertá-lo”, com os 10 anos de experiência que a função já me presenteou. Crimes Bárbaros está mais redondinho, com arestas realmente aparadas, em edição que considero para mim definitiva.



Mesmo sem poder me queixar sobre o texto original, que é considerado por muitos dos meus leitores o meu melhor trabalho, ainda fico com uma vontade enorme de fazer um “recall literário”, que cês nem imaginam! Deve ser a tal eterna insatisfação de autor.

O fato é que a nova edição de Crimes o colocou neste momento, como o meu livro mais vendido de 2018, atrás apenas do meu novo lançamento, Antinatural. 10 anos depois de lançado!!! E para mim isso é bárbaro! Rsrs


Então, deixo para vocês a nota que escrevi para a segunda edição, explicando um pouco de como tudo aconteceu. Logo em seguida, algumas fotos do lançamento em Patrocínio do Muriaé, MG, minha Terra Natal.

NOTA DO AUTOR PARA A SEGUNDA EDIÇÃO:
Crimes Bárbaros foi lançado em 2011, sendo meu primeiro livro publicado. Escrito em 2008, nas horas vagas do meu trabalho como farmacêutico, no salão de estoque da Drogaria Pacheco filial Rocinha, teve sua finalização já no Chile, país para onde me mudei em 2009.
Como fã confesso da escritora Agatha Christie, eu desejava criar algo semelhante, nos mesmos moldes (Quem morreu? Quem matou? Qual foi o motivo?), temperado com uma boa dose de humor. Tudo em cenário brasileiríssimo e com a nossa realidade. Da escritora inglesa, o casal de detetives Tommy e Tuppence Beresford e sua série de 5 livros foram a inspiração maior.
Obviamente nunca consegui sequer me aproximar do talento da grande Dama do Crime, mas acho que ficou minha homenagem para a maior de todos os tempos.
Na primeira edição, lançada em 2011, hoje reconheço muitos excessos cometidos, ao que atribuo a inexperiência do iniciante a culpa pelos mesmos.
Agora, com essa segunda edição, pretendo corrigir um pouco desse problema, cortando, completando lacunas, praticamente escrevendo um novo texto.
Se você, leitor, já conheceu o texto original, espero que curta essa minha nova versão. Foi pensada e desenvolvida com muito carinho e respeito, pela minha estreia e por você.


Abraços!
Christian Petrizi

Nenhum comentário:

Postar um comentário