Seguidores

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Escrever o seu livro é só o início de uma longa jornada.

Olá, meu amigo(a)! 

Seja bem vindo(a) se essa é sua primeira vez por aqui. E se você é da turma das antigas, da época em que eu escrevia diretamente do Chile, onde morava, só posso pedir perdão pela ausência. Foram vários anos longe do blog, sem um motivo concreto para isso. 

Na verdade, acho que não encontrava O MOTIVO para continuar escrevendo por aqui. Os textos estavam nitidamente dispersos, sem um tema específico que service para caracterizar o espaço, motivo esse que agora acho que encontrei. Que tal se a gente falasse sobre SUSPENSE, em suas diversas vertentes? Nos livros, na vida real, no cinema, na TV, no teatro... Afinal, sou um escritor que circula pelo gênero, com um trabalho recente que você pode conferir clicando nos banners ao lado. Então, nada mais óbvio que a gente começar por aí:

COMO PUBLICAR UM LIVRO NA ERA DIGITAL? "O horror! O horror! O horror!" - Poe

Parabéns! Você escreveu seu livro. Isso merece muitos elogios, mesmo. Treinar a escrita é partir para a ação no ato de aprimorar seu pensamento e sua forma de se expressar. Porém, se você deseja publicar seu trabalho, visando alcançar mais visibilidade para suas ideias inseridas naquela história que você contou... AQUI COMEÇA O MAIOR DE TODOS OS MISTÉRIOS.

Sem dúvida alguma, o ideal seria ser notado por uma grande editora, daquelas já inseridas no mercado, que investem no autor, que divulgam seu trabalho, que vão gerar para você a tal visibilidade, além de retorno financeiro, claro. Isso seria o ideal, mas, na prática (e não é meu objetivo parecer desanimador), não é o que está acontecendo.

As grandes do mercado não estão lançando novos nomes, a não ser que você seja um youtuber de sucesso e queria publicar bobaginhas caça-niqueis sem a menor importância para a vida do seu leitor. As grandes editoras do mercado só estão lançando títulos que pertencem a nomes consagrados, os potenciais best sellers com lucro garantido para as empresas. E mesmo assim, muitas delas estão fechando as portas, num cenário desolador e apocalíptico para a Cultura do país.

Numa segunda possibilidade, podemos procurar uma editora que imprima seu livro em parceria com o autor, onde ambos entram com uma parte em dinheiro para a produção da obra. Já nesse caso, prepare-se para o prejuízo financeiro que pode levar seu nome e CPF para além da esfera do SPC e do SERASA. Isso porque elas farão realmente um belo trabalho, da diagramação do miolo à bela capa sonhada por você, mas a distribuição e a divulgação do seu trabalho... Quanto a isso elas não têm o menor interesse. Já ganharam o "aqué" que desejavam e você que se vire com aquela pilha de livros que está entulhando seu guarda-roupas do quarto. Aquela pilha de livros que você foi obrigado a comprar, com preço final de livraria, para que a editora fizesse vir à luz o seu sonho. Fuja disso, como Frankenstein foge daquela turba enfurecida empunhando tochas na cena final do filme!

Entretanto, não se desanime com minhas palavras. A Era Digital pode parecer maligna e assustadora sob diversos aspectos, mas por outros também pode representar uma infinidade de boas possibilidades.

A solução para você que nunca recebeu uma grande herança que o possibilite transformar seu sonho de ser escritor em realidade chegou: É PARTIR PARA A AÇÃO, MEU AMIGO!

Já existem na internet diversos sites/editoras que publicam seu trabalho, com custo zero para o autor, nos formatos e-book e tradicional, esses últimos são impressos sob demanda do comprador, e que já contam com grande visibilidade entre o público alvo, os leitores.

São plataformas como o Clube de Autores, o Amazon, o Saraiva Publique-se, e muitos outros onde você pode preparar um belo e atraente material para seu leitor, se arregaçar as mangas e partir para a ação. Foi exatamente o que eu fiz com o meu livro de suspense, o ANTINATURAL, primeiro publicando no Amazon Clique aqui no formato e-book, e depois no Clube de Autores Clique aqui no formato tradicional impresso.
Aqui, o que é preciso é suor, apenas. Nesses casos o escritor não vai suar somente ao escrever sua história. É necessário suor para diagramar o miolo, preparar uma bela capa, inserir sua obra nessas plataformas, divulgar através das suas redes sociais, e, até mesmo gastar um pouquinho com as ferramentas de divulgação do Facebook, Instagram, etc. O escritor vai precisar se aprimorar no marketing do negócio para convencer seus seguidores das redes sociais a comprar seu trabalho, através de posts chamativos. O escritor vai precisar divulgar seus posts em outras páginas voltadas para o tema, nessas mesmas redes, além de enviar sua obra em formato digital ou impressa (o formato depende se vai gastar ou não com divulgação) para blogueiros literários que irão resenhar seu livro, divulgando assim seu trabalho para além dos seus contatos.

Parece difícil, assustador? Não é! Eu garanto!

Você pode até achar tudo difícil na primeira vez, porém depois essas etapas se tornam água com açúcar na sua rotina de escritor/produtor/divulgador de ideias.
Provavelmente você não poderá viver exclusivamente disso, como também não vivem os grandes escritores, mesmo de editoras tradicionais, mas os royalties entrarão nos dias certos informados por essas plataformas, em sua conta, sem necessidade alguma de brigar com editores por prestação de contas sobre as suas vendas. Essa é uma parte fundamental, pois cada 3 ou 4 reais informados significam um livro chegando na casa de outra pessoa que comprou seus pensamentos.

E o prazer em saber para onde está seguindo cada livro, cada ideia, cada pensamento seu, neste imenso país, e até mesmo para todo o mundo... Esse retorno que chega com as mensagens dos seus leitores é a maior recompensa que podemos receber. O happy end de uma saga macabra digna dos melhores finais de livros da Dama do Crime, Agatha Christie. Com a certeza de que seu trabalho estará disponível permanentemente nessas plataformas de publicação. Arriscando-me a dizer: para sempre!

Eu, Christian Petrizi, que já fui recusado por grandes editoras, eu que já publiquei e me endividei com meu primeiro livro feito em parceria (agora retirado de catálogo para a preparação da segunda edição nas minhas casas literárias atuais), eu que já publiquei em editoras menores sem custo algum (e também sem divulgação relevante por parte dessas editoras), agora estou testando o que me parece ser o novo caminho para os autores, os leitores e a literatura brasileira e mundial. A seguir apresento um vídeo que fiz logo que lancei ANTINATURAL, para apresentar minha obra no Face e no Insta.

Se você quiser se aventurar a escrever, eu já posso dar boas referências quanto a esses novos caminhos. Se o seu objetivo é colaborar com quem se aventura a escrever, é só dar uma chance para os independentes publicados por esses selos. Pode inclusive presentear com livros, o que sempre é um elogio que você faz para seu amigo presenteado. 

Eu espero que tenha sido útil esse texto, tanto para escritores quanto para leitores. Conheça os catálogos desses sites/livrarias. Grandes surpresas estão lá, a sua espera.
BASTA SABER CAÇAR!
Abraços.
Christian Petrizi

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse é um post para você, amigo, e para os outros indicados no Face também. Quero te ver publicado, sabe disso. E agora não existe desculpa. rsrsrsrsrs. Inscreva-se no blog, please. É uma ordem! kkk

      Excluir
  2. Cristian!
    Feliz em ver seu retorno e com tão boa disposição em orientar.
    GRATIDÃO!
    SUCESSO!
    Semaninha de amor e paz!
    “O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes.” (Alexandre Dumas)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô de volta!!! E feliz por encontrá-lo. Já visitei seu blog também. Adorei a indicação mais recente, ALMAS Gêmeas. Bjos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Excelentes dicas!
    Parabéns pelo trabalho, Christan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por poder ajudar, ao menos ligando uma luzinha pra clarear um pouco o caminho. Abraços!

      Excluir