Seguidores

domingo, 2 de dezembro de 2018

O PRIMEIRO SALSEIRO ENTRE CELEBRIDADES DO SÉC. XX. AMIZADE OU EMBATE ENTRE CONAN DOYLE E HOUDINI?


Por volta de 1920, uma série de fatores e acontecimentos uniram dois artistas dos mais queridos e celebrados de sua época, que permaneceriam cultuados até nossos dias: o escritor Conan Doyle e o mágico escapista Harry Houdini.

Nos Estados Unidos, Houdini e suas façanhas eram celebradas, e exportadas para o mundo. Começou como mágico de números tradicionais com cartas, mas rapidamente se tornou notável por seus espetáculos de escapismo, que iam de camisas de força e algemas até a temível caixa de água da tortura chinesa. Abaixo podemos ver algumas fotos e vídeos da época.
(Primeiro filme mostrando Houdini. O salto de uma ponte com algemas)
Do outro lado do Atlântico, na Inglaterra, o escritor Arthur Conan Doyle conquistava leitores e também era exportado para o mundo, através dos seus livros no gênero suspense policial, onde a lógica e o elementar eram as ferramentas de trabalho do seu principal personagem, o maior detetive da literatura de todos os tempos, Sherlock Holmes.
(Primeira edição de Um Estudo em Vermelho)
Paralelamente ao desenvolvimento artístico, social e intelectual desses dois grandes homens da razão (Houdini também o era, pois sempre afirmou serem truques de ilusionismo o que fazia), florescia nos dois continentes as bases do que no futuro se transformaria em uma doutrina, mas que naqueles tempos era mais objeto de curiosidade e exploração dos crentes, o espiritismo cristão. E se por um lado havia homens como Allan Kardec estudando seriamente esse fenômeno, por outro havia uma legião de farsantes que explorava a fé dos que perderam seus entes queridos, com truques que iam de mesas que levitavam nas tais “sessões espíritas” à captação de espectros em fotografias trucadas onde espíritos se revelavam nas chapas tiradas com os vivos.
E qual o posicionamento dos nossos grandes homens citados perante tudo isso?
Conan Doyle entrou de cabeça nos estudos do espiritismo, inclusive escrevendo muitos livros sobre o tema, sendo considerado até hoje um dos grandes nomes dos primeiros anos da doutrina. Esse mergulho no além, especula-se, foi motivado por muitas perdas sofridas durante as duas primeiras décadas do Séc. XX: uma esposa, um filho, dois netos, um irmão e dois cunhados. E Doyle se mantinha sempre crente na existência de vida após a morte, mesmo descobrindo depois algumas farsas, como as fotos tiradas com ele, onde espectros apareciam ao seu lado.

Já Houdini manteve uma posição dúbia sobre o espiritismo de 1913 até 1920, ano que marca seu mais profundo envolvimento com Doyle. Em 1913 morreu sua mãe, e o amor que o unia a sua progenitora era algo tão intenso que merecia uma postagem à parte nesse blog. Pois bem, durante esses anos ele seguiu duvidando, investigando e desmascarando os truques dos falsos espíritas (pois ele próprio era um especialista em truques), porém extremamente desejoso de encontrar um médium verdadeiro que possibilitasse um contato com sua falecida mãe, a quem ele classificava de anjo e esteio da sua vida aqui na Terra. Houdini queria acreditar na “mágica” da vida!
(Os dois amores de Houdini: a mãe que faleceu em 1913 e a esposa)

(Houdini chegou a ser dono de cia. cinematográfica, onde era ator principal)
Entretanto, somente em 1920, no seu encontro com o escritor Conan Doyle, o mágico Houdini passou a enxergar esse contato entre vivos e mortos como uma possibilidade real. Doyle lhe descreveu maravilhosos fenômenos por ele investigados, e Houdini aceitou sair com o novo amigo em peregrinação de um ano atrás desses possíveis médiuns verdadeiros. Mas... por onde passavam, onde o escritor via um maravilhoso fenômeno espiritual, o mágico só conseguia enxergar o truque e a trapaça. E seguiam um tentando convencer o outro sobre seus pontos de vista.

Era evidente que essa amizade estava com os dias contados.

Esse clímax aconteceu mais precisamente no dia 17 de julho de 1922, quando Arthur e sua segunda esposa, que se dizia médium, convidaram Harry para uma sessão privada, no quarto de um hotel onde se hospedaram os três em Atlantic City, em férias. Jean, a esposa de Arthur, começou a sessão, e por um momento chegou a emocionar Harry ao psicografar uma carta de 15 páginas, supostamente enviada pela querida mãe do mágico.

Porém, passada a emoção, Houdini notou quatro pontos gritantes que o faziam duvidar da veracidade do contato.
1)A carta era psicografada em inglês, e sua mãe nunca havia aprendido o idioma.
2)Na tal carta, sua suposta mãe o chamava de Harry, e ela nunca havia feito isso, pois Harry era apenas o seu nome artístico. Seu verdadeiro nome era Erik.
3)O dia da sessão era o dia do aniversário de Houdini, e não havia menção a isso na carta. Sua mãe nunca antes esquecera essa data.
4)Jean, supostamente incorporando a falecida mãe de Houdini, começou com um sinal da cruz. Mas a mãe de Houdini era judia, portanto...
A representação abaixo, trecho retirado de uma minissérie sobre Houdini, mostra bem como tudo aconteceu:
Enfim, num primeiro momento o mágico nada disse, porém depois explodiu, indo até a imprensa para revelar o desserviço prestado por Arthur Conan Doyle aos crentes. Uma intensa troca de farpas pelos jornais dos dois lados do Atlântico manteve o público ligado nas fofocas (essa era a versão dos programas de farândolas entre celebridades daquela época).

E esse foi o momento de ruptura entre os dois gênios, marcando também o período militante de Houdini contra os falsos espíritas. Nesses anos, seu passatempo predileto era invadir sessões mundo afora, disfarçado junto a policiais, e, ao descobrir o truque usado pelos mal-intencionados, se levantar dramaticamente, retirar o disfarce, e gritar:


- Eu sou Houdini. E você é uma fraude!
NOTA: Não é a intenção desse escritor criticar qualquer religião. Assim como reconheço que sempre existiram e existem falsos religiosos explorando a fé alheia, também reconheço que amor ao próximo e conforto espiritual pode ser recebido em todas as igrejas. Muito menos desejo emitir um mau juízo sobre as intenções do grande escritor Arthur Conan Doyle, gênio da literatura policial e abnegado em sua fé.

E você não se esqueça de clicar em “se inscrever” lá no alto da página (botão azul).
Abraços,
Christian Petrizi






2 comentários:

  1. E as fraudes do espiritismno, ao que tudo indica, persistem até hoje... :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem só do espiritismo, né Fátima. Por todo canto, por todas as religiões, infelizmente tem pessoas querendo ganhar enganando o próximo. O ser humano possui variações que não são tão humanas assim, se a gente analisar a fundo. Não são a regra, ainda bem.

      Excluir