Seguidores

sábado, 13 de outubro de 2018

MISTÉRIOS REAIS E INSOLÚVEIS NA VIDA DE CHRISTIE, POE E CONAN DOYLE



Grandes escritores do suspense policial e do horror, como Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle, ganharam status de mitos da literatura mundial, devido às suas trajetórias profissionais de sucesso na arte que abraçaram. Merecidamente, bom dizer! Principalmente nesses tempos onde a palavra celebridade perdeu tanto do seu significado original.

Porém, todos eles são ou foram pessoas reais, de carne e osso, sujeitos a dramas pessoais e mistérios tão ou mais rocambolescos quanto algumas das suas mais famosas tramas literárias. O blog hoje quer contar para vocês algumas dessas histórias pessoais que se tornaram mistérios insolúveis nas biografias desses mestres.

Edgar Allan Poe
Poe morreu aos quarenta anos de idade, em 7 de outubro de 1849. O grande mistério é a forma como isso aconteceu. Após a morte da primeira e única esposa, o escritor viveu um período de confusão amorosa com três viúvas que o disputavam. Ao se decidir por uma delas, Elmira, uma namorada da sua juventude, ele resolveu deixar a cidade onde viviam, Richmond, para ir até Nova York buscar sua antiga sogra para assistir o casório. E nesse caminho desapareceu. Até ressurgir repentinamente em Baltimore, semanas depois. 



Allan Poe foi encontrado vagando maltrapilho pelas ruas da cidade, como nunca antes se vestira, com roupas e calçados que nitidamente pareciam não serem seus. Também delirava, não dizia coisa com coisa, angustiado, nitidamente precisando de ajuda. Recolhido para o hospital universitário, faleceu quatro dias depois.


As teorias para seu repentino fim incluem suicídio, assassinato, cólera, raiva, sífilis e até mesmo sequestro por agentes eleitorais que o teriam obrigado a votar sob efeito de muito álcool e drogas, posteriormente libertando o escritor à sua sorte. Esse foi um golpe que aconteceu com muitas outras pessoas naqueles dias, na região onde ele se encontrava.

Nem a polícia e nem os médicos que o atenderam conseguiram chegar a uma conclusão. Seu atestado de óbito desapareceu. Seu primeiro biógrafo também era seu maior rival literário, o maior caluniador da sua obra e vida, portanto não podemos confiar na autenticidade da imagem suja que perpetuou sobre Poe. Por tudo isso, o mistério da morte de Poe continua INSOLÚVEL.

Arthur Conan Doyle
Criador de um dos maiores detetives da literatura, Conan Doyle passou a vida dizendo que preferia ser reconhecido postumamente por seus livros onde esclarecia e divulgava a doutrina espírita (e foram mais de 60 deles publicados!), do que por suas histórias com o detetive Sherlock Holmes. Hoje sabemos que não foi bem isso o que aconteceu, apesar do escritor ser considerado nos meios espíritas como um dos maiores divulgadores da doutrina.


Ele também participou e conduziu inúmeras sessões públicas e privadas para esclarecimento da sua fé. Gravou áudios ainda guardados nas bibliotecas inglesas com grandes palestras sobre o tema.


E inclusive voltou (supostamente) do além para dizer que era tudo verdade!

Morto por um ataque cardíaco aos 69 anos de idade em 1930, uma semana depois da passagem já estava gravando um disco de vinil ao vivo (?!?!?!) com mais uma palestra para milhares de pessoas que participaram de uma sessão espírita no Royal Albert Hall, onde um médium alegou ter se comunicado com ele. Em 1934, outra sessão para coleta de novos áudios lançados em discos de acetato.

Mistério INSOLÚVEL! Verdade ou charlatanice inglesa? Se duvida da veracidade das manifestações, e se tem coragem, ouça um trecho onde o espírito de Conan Doyle pede que cuidem bem da sua esposa Jean e de seus meninos. Clique no link para conferir:


Agatha Christie
Já a Dama do Crime viveu um mistério que está mais para os dramas amorosos de Mary Westmacott, pseudônimo que Agatha Christie adotou para escrever os livros que não pertenciam ao gênero policial.

No dia 8 de dezembro de 1926, a escritora pegou seu carro e simplesmente desapareceu, tornando-se notícia em vários jornais da época, pois desde o início da sua carreira literária a escritora já era uma celebridade bastante conhecida. Ainda mais com os detalhes folhetinescos que o caso ganhou, ao encontrarem seu carro abandonado em uma estrada, nas imediações da sua cidade.


Somente em 19 de dezembro foi localizada como hóspede de um hotel em Yorksihe, registrada como Mrs. Teresa Neele, uma senhora de Cape Town, África do Sul. Na época ela preferiu não contar sobre seus motivos, ou o que ocasionou seu desaparecimento, e nem mesmo em sua Autobiografia quis revelar seu segredo, pedindo desculpas mas preferindo manter sua privacidade quanto ao tema.

Porém nesse caso nós temos algumas pistas para especular. Sabemos que a mãe de Agatha havia morrido pouco tempo antes, sabemos que a escritora era propensa à depressão... e também sabemos que seu primeiro marido Archie Christie a estava traindo, e na noite do desaparecimento havia pedido o divórcio...


Bom... Archie era daqueles homens capazes de fazer qualquer mulher ficar enlouquecida de amor e paixão. Era um homem errado, do tipo que todas, e todos, gostam (não sejamos hipócritas!). Lindo, alegre, hiperativo, sempre se mostrando apaixonado pela vida, inconsequente ao extremo, seguro de si, mas capaz de deixar a todas elas completamente vacilantes. E era além de tudo isso o seu primeiro amor.

Enfim, especulou-se sobre depressão, crise nervosa, fuga psicótica, plano de mídia para chamar mais atenção para seus livros, e até a acusaram de planejar diabolicamente uma falsa morte, o que geraria sérios problemas para Archie, pois seu marido seria considerado o maior suspeito em um caso do tipo.

O fato é que Agatha Christie preferiu levar esse segredo para o túmulo, o que classifica esse caso como um mistério INSOLÚVEL.


Com isso, podemos entender um pouco mais o lado humano de alguns dos nossos ídolos literários, que no fundo eram pessoas normais capazes de viver à mercê das mesmas armadilhas do coração e da mente, ou da fé pessoal e inabalável em algum dogma ou conceito.
Abraços,
Christian Petrizi



Crimes Bárbaros foi meu primeiro livro, obviamente bastante influenciado pelo estilo da minha escritora favorita, Agatha Christie. O "quem matou? qual foi o motivo" impõe-se, com doses adequadas de humor.

Para conhecer e comprar o livro impresso, CLIQUE AQUI

Para conhecer e comprar o e-book, CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. Que delícias de informações, menino, gostei muito. Algumas delas já conhecia sim, mas foi muito legal, por exemplo, a questão da morte de Poe. Quero mais... bj da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Eu mandando msg no Messenger do Face pra te avisar do blog e você já está aqui. rsrsrs. Felicidade!!! Seja novamente muito bem vinda. todo domingo pela manhã eu lanço por aqui, e sempre envio link pro CRL. Bjos!!!

      Excluir