Seguidores

sábado, 27 de outubro de 2018

MEDO TOMA CONTA DO BRASIL: VAMOS SER CHECHÊNIA OU VENEZUELA?


Será que os brasileiros sabiam onde estavam se metendo quando levaram para o segundo turno das eleições presidenciais, desse 2018, dois oponentes de extremos ideológicos tão marcados, ao menos para efeito de mídia?
Pois esses dois candidatos, hoje, são responsáveis pelo medo por vezes insano que toma conta do país, provocando incertezas bem mais concretas sobre os nossos destinos a partir de 2019.
Medo insano porque não vamos nos transformar em Venezuela, nunca, caso vença o PT, mesmo que a campanha de Bolsonaro insista nisso. Não cabe essa realidade para o Brasil. Explicando de modo bem generalizado: a Venezuela vive na penúria e violência atual porque é um país que se sustenta pela monocultura do petróleo. E quando o petróleo está em baixa no mercado mundial, fica fácil para um governo incompetente perder totalmente o controle da economia, e frente à insatisfação popular partir para a truculência e o desrespeito às regras democráticas para se manter no poder. No Brasil, desde a quebra provocada pelo café, aprendemos a lição e estamos bem diversificados em produção. Se a economia vai mal, trocamos de presidente nas próximas eleições, e, se o problema é mais grave, até mesmo usamos com sucesso por duas vezes o expediente do impeachment, contra um partido de direita e contra um partido de esquerda. (resta saber se seria fácil fazer isso com militares...)
Também não vamos ter campos de concentração para correção de homossexuais ou aberrações do tipo checheno, e o exército não vai poder tomar o poder criando uma ditadura como a de 1964, prendendo e torturando opositores com a naturalidade daqueles tempos. Hoje o país conta com muito destaque na mídia internacional, o que geraria reação de oposição imediata, e sua população também não ficaria indiferente a tão graves golpes contra seres humanos. Ao menos, mais da metade do país reagiria, mesmo que, pessoalmente, o candidato de extrema direita tenha manifestado tão gravemente seu preconceito de raça, sexo e orientação sexual, e sua intolerância pela democracia. Acontece que, ao chegar lá no Planalto, seu discurso e sua ação têm que ser amenizados drasticamente, ou ficará difícil para se sustentar. E de fato é o que já está sendo preparado, com sua fala muito mais mansa e conciliadora das últimas entrevistas. Lá, do alto do poder, ele está mais podado do que se possa imaginar. Se até mesmo Lula teve que se adaptar e mudar seu discurso e ação para ser eleito...
Agora... Se digo que o medo é insano, porque penso que as incertezas são concretas?

Porque como nunca antes vi em uma eleição presidencial, desde a redemocratização do país, o povo não discutiu NADA dos programas de governo de nenhum dos candidatos. E isso é praticamente como um antigo cheque em branco que passam para que, seja qual for o vencedor, ele possa administrar o país da maneira que bem entender. Por isso digo que nosso destino é uma incógnita muito mais ameaçadora do que aquelas by fake news.
Bolsonaro e seu Ministro da Fazenda entendem alguma coisa de economia? Qual é o plano deles para tirar o país desse atoleiro econômico em que nos metemos? Já viram o que eles pensam sobre a redução de direitos trabalhistas e previdenciários? Ao que me consta, são plenamente favoráveis às reformas do Presidente Temer que cortaram muitos desses direitos, e ainda se fala que ampliarão essa redução, com o fim do décimo terceiro salário, redução da licença maternidade, entre outras porcarias que poderão atirar para nós, as ostras (Entenderam a metáfora ao contrário? Foi boa, né?! rsrs).

E mais: mesmo que mantenha o agora discurso conciliador, o estrago já está feito entre grupos racistas, preconceituosos e xenófobos que existem no nosso país. Suas palavras insensatas e criminosas para alguém que pretendia postular tal cargo, mesmo que anteriores à eleição, com certeza representam um grande aval para que esses monstros saiam por aí provocando aumento de violência contra LGBTs, negros, nordestinos, mulheres, exilados de países em guerra e migrantes do Nordeste do país. O tesão fálico que esses seus seguidores sentem pelas armas de fogo, as quais Bolsonaro pretende facilitar o acesso, agravarão ainda mais essa violência que também não foi combatida pelo PT de modo incisivo e coerente enquanto esteve no poder. Não se esqueça que antes mesmo de Bolsonaro, o Brasil é um dos países onde mais se mata LGBTs por discriminação e preconceito.
Quanto aos planos de Haddad, alguém sabe me explicar o que dizem deles? Eu sei que são muito bonitinhos quanto à manutenção dos direitos trabalhistas, programas para a saúde, educação, etc. Mas... e sobre o que estão falando sobre controle da mídia para democratização da informação? Que me desculpem os petistas, mas partindo desse partido eu não acredito que coisa boa possa vir para beneficiar realmente esse setor. Acredito mais em censura, em estigmatizar grupos de comunicação, e coisas ruins do tipo. Durante os anos em que o PT ocupou o poder, era humilhante a forma como éramos tratados ao simplesmente pensar diferente dos seus dogmas. Humilhação essa que, tenho certeza, foi o que nos deu Bolsonaro.

O emparelhamento das instituições brasileiras com o Partido dos Trabalhadores chegava a ser ofensivo. Falam também em “controle social” da Justiça e do Ministério Público... E disso eu tremo só de pensar! Pois nada disso foi explicado a fundo durante a campanha. Assim como pouco se falou sobre como pretendem administrar a mesma economia cambaleante do país.
Enfim, o cidadão brasileiro ainda não se deu conta, mas está mais perdido que “deficiente visual” em tiroteio, quanto a qualidade de vida, de trabalho e de lazer que terão para os próximos anos. Para mim, um medo muito mais concreto que o medo de propaganda política que usam para assustar o eleitor e conseguir seu voto. Estou inclusive com uma terrível sensação de que fomos todos USADOS nesse jogo sujo que se transformou a disputa eleitoral de 2018, para que não pudéssemos pensar em temas mais importantes. Ou seja: PERDEMOS TODOS, mesmo que alguns não tenham se dado conta ainda.

Agora veja como todos caímos nas famigeradas fake news. Garanto que irá se impressionar:
Porém, agora, o estrago já está feito.
Não há tempo para arrependimentos.
Apertem os cintos que o piloto... O piloto sabe pilotar essa aeronave?
Abraços e boa sorte.
Christian Petrizi
Querendo conhecer meus livros no suspense policial, seus E-BOOKS estão com preço especialíssimo na promoção de final de mês do site AMAZON.
CLIQUE AQUI PARA COMPRAR A R$1,99 CADA UM DELES E BAIXAR NA HORA

Agora, se você deseja um livro impresso, compre no CLUBE DE AUTORES
CLIQUE AQUI PARA OS LIVROS IMPRESSOS

Aproveite os preços em promoção!

2 comentários:

  1. Cruel... estamos tão habituados à essa polarização que me pergunto se um dia nos livraremos dela.

    ResponderExcluir