Seguidores

domingo, 3 de fevereiro de 2019

OS 10 MAIS! A melhor brincadeira do Facebook.


Todos nós já recebemos aquele desafio no Facebook, onde a proposta é publicar as capas de 10 livros que nos marcaram a vida de uma forma ou outra. E também os 10 filmes brasileiros, ou internacionais...
Um desafio saudável e produtivo, como há tempos não vemos nessa rede social que anda tão amarga.
No caso da Literatura, tão mortalmente ferida pela falta de interesse cultivado desde sempre, partindo das famílias e até mesmo das escolas, esse é mais um mecanismo para difundir entre os leitores sugestões de bons livros, que serve também como boa provocação entre os não leitores, que só têm a ganhar quando escolhem esse hábito de entretenimento para suas vidas.
Gostei tanto que resolvi repostar aqui os meus 10 mais na Literatura, lembrando que muitos outros títulos dos mesmos autores, e de diversos outros que não estão aqui representados, são também grandes histórias que ajudaram a moldar minha existência nesta terra. Os aqui representados foram marcos relacionados a momentos importantes da minha história.
Então vamos lá!

1 - O MINOTAURO, de Monteiro Lobato:
Começando pela infância, período melhor para estimular a leitura. Através da biblioteca da minha escola estadual encontrei o melhor do ramo: Monteiro Lobato. Suas histórias da série Sítio do Pica-pau Amarelo possuem tantas camadas de leitura que atingem também a adolescência e a juventude. Livros provocadores, que estimulam o ato de pensar. Quem lê não esquece, e carrega esse amor e agradecimento por toda a vida. O Minotauro, escolhido por mim, me apresentou o suspense que acompanharia minha vida literária para sempre.

2 - NAS TERRAS DO REI CAFÉ,  de Francisco Marins:
Mais um que vem da infância. Esse, da séria Taquarapoca, série de aventuras semelhante aos livros do Lobato, já foi encontrado na biblioteca pública municipal da minha cidade. Estão vendo como bibliotecas são importantes? Só de rever essa capa eu me emociono. Uma viagem no tempo!

3 - SARAH, de JT LeRoy:
Na virada da adolescência para a juventude, essa história tão "pesada" sobre prostituição, contada em tom de fábula, pois é narrada por uma criança, me mostrou a beleza e a riqueza dos estilos para se narrar um livro. Encantador!

4 - O TERCEIRO TRAVESSEIRO, de Nelson Luiz de Carvalho:
Durante a juventude, um amigo me emprestou, e pela primeira vez eu li um livro em um dia, tão marcante é a história. Pela primeira vez eu odiei a postura de personagens, e com isso passei a ter certezas sobre quem eu sou e o que eu não quero para minha vida. Linguagem simples, história marcante. Tenho também a certeza de que foi o primeiro romance homoerótico para gerações.

5 - M OU N?, de Agatha Christie:
M ou M? foi o primeiro livro que conheci daquela que se tornaria minha escritora preferida, minha referência literária maior. Não tem Poirot ou Miss Murple, mas tem Tommy e Tuppance Baresford, o casal mais gostoso criado pela escritora, e que serviu de inspiração para meu primeiro livro, Crimes Bárbaros. Esse é o terceiro da série de 5 livros escritos com esses personagens. Uma delícia!

6 - DONA BENTA, COMER BEM:
Por que não registrar aqui um livro de não-ficção? Ganhei da minha sobrinha Lana, e com ele aprendia a fazer o Diabo numa cozinha com apenas um ovo. Essa é minha Bíblia!

7 - MAMÃEZINHA QUERIDA, de Christina Crawford:
As biografias estraram em minha vida pela porta da frente, com uma história de amor, ódio e loucura, contada pela filha adotiva da grande atriz Joan Crawford. Um livro que me fez visitar a espetacular obra cinematográfica do mito Joan. Uma arte levando a outras!

8 - NAS MARGENS DO RIO PIEDRA, de Paulo Coelho:
Paulo Coelho é nosso maior best seller! O mundo inteiro o reverencia como artista. Por aqui costumamos ter certo ranço com quem faz sucesso entre nós... Lamentável. Pois sua obra está repleta de belíssimos trabalhos como esse. Um livro que me emocionou! Virei fã de carteirinha, com autógrafo e tudo num exemplar. Amo nosso Paulo!

9 - MÃE NOSSA QUE ESTAIS NO CÉU, de Pablo Simonetti:
Enquanto morava no Chile, foram inúmeros autores latinos que me emocionaram. Esse especialmente, Pablo Simonetti, com o livro sobre a vida de uma mãe, prestes a sucumbir a uma doença terminal, relembrando toda a sua trajetória. Um livro que me fez chorar em diversas passagens...

10 - A CASA DOS ESPÍRITOS, de Isabel Allende:
Todos já viram o belo filme adaptado a partir desse best seller. Muitos já leram o livro e diversos outros da escritora chilena mais festejada. O realismo fantástico entrou nas minhas veias a partir de Isabel Allende, mesmo não sendo ela a criadora do estilo narrativo. Uma história, uma saga familiar, belíssima!

E só pra mostrar que eu não ficaria falando somente de 10 livros...
11 - ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE, de Agatha Christie:
Para muitos, o exemplo maior da genialidade de Agatha Christie para criar tramas de suspense policia. Um livro obrigatório para todos os que desejam lubrificar as célulazinhas cinzentas do cérebro. 

Taí a playlist da minha vida!
Espero que tenham gostado.
Grande abraço,
Christian Petrizi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário